sexta-feira, 29 de junho de 2012
Trote Social do CESCAGE – 1º lugar no país
O Trote Social Calouro Humano 2012 do CESCAGE foi considerado o melhor do Brasil ficando em primeiro lugar na categoria ensino superior no Trote da Cidadania 2012, organizado pela Fundação Educar Dpaschoal. A idéia do prêmio é reconhecer as melhores práticas de Trote da Cidadania no país.
Em 1999, a Fundação Educar DPaschoal lançou o Trote da Cidadania, que tem como lema “No lugar de violência, consciência. Em vez de humilhação, mobilização”. O projeto consiste em oferecer ferramentas para que os jovens possam planejar o trote com ações solidárias. Desde o lançamento, a Fundação premia, todos os anos, os três melhores projetos realizados pelos universitários. O objetivo é incentivar, cada vez mais, a participação desses jovens.
O case do Trote Social Calouro Humano 2012 do CESCAGE será publicado em um livro da Fundação Educar DPaschoal: Melhores práticas de Trote da Cidadania 2012 que será lançado no final deste ano.
Trote Social Calouro Humano 2012 – CESCAGE
O trote Social 2012 que teve como lema “20 casas reformadas, 20 sonhos reconstruídos, nossos alunos fazem a diferença, nosso trote é social”, aconteceu de 8 a 18 de março e teve como principal finalidade a integração entre alunos, professores, colaboradores e diretores da instituição, com ações educativas, despertando neles o conceito de responsabilidade social e melhorando a qualidade de vida dos moradores.
As equipes receberam um envelope sorteado aleatoriamente, no qual havia o endereço de uma residência na Vila Princesa e na Vila Coronel Cláudio, devidamente pré-selecionada pela equipe organizadora. Junto ao endereço as demandas para reformas das casas. Estas casas sofreram transformações nos aspectos estéticos, tais como pintura, jardinagem, comodidade e outros. Esse ano a ação envolveu 20 casas. O tema do Trote Social “Calouro Humano 2012” foi voltado a Sustentabilidade e em algumas casas houve a implantação de sistema de captação da água de chuva, bem como o aquecimento solar utilizando garrafas pet.
Ao todo cerca de 2 mil pessoas estiveram envolvidas no projeto, que propôs inicialmente a reforma das casas, porém, o Trote Social englobou também orientações na área de saúde, área jurídica, ambiental, além de auxílio às famílias carentes.
“Mas uma vez o CESCAGE mostra que o projeto vai além de reformar casas, reconstrói sonhos e esperança para a população que mais necessita”, afirmou Julia Streski Presidente do CESCAGE.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário